Qual a diferença entre varizes e vasinhos?
A principal diferença entre os vasinhos e as varizes é o seu tamanho e sua localização na pele.
As varizes são veias tortuosas e dilatadas que se tornam visíveis. Apresentam tamanhos maior que 3 mm, coloração azulada e podem causar dores, inchaço, sensação de peso ou cansaço nas pernas.
As telangiectasias, mais comumente chamadas de vasinhos, são pequenos vasos intradérmicos que medem menos de 1 mm de diâmetro, sendo mais superficiais. Estes vasinhos podem ser vistos a olho nu, tem uma coloração mais avermelhada ou roxa e podem formar uma espécie de ‘teia de aranha’.
OBS: Também existem as veias reticulares que estão entre as varizes e os vasinhos ( 1-3mm)
Mais comum em mulheres, os vasinhos e as varizes não devem ser considerados apenas pelo desconforto estético, eles podem indicar um problema de circulação, atenção redobrada aos sintomas como inchaço e sensação de peso nos pés.
Os principais fatores de risco para varizes e vasinhos:
- sexo feminino
- número de gestações
- hereditariedade
- obesidade
- tabagismo
- uso de hormônios anticoncepcionais
- envelhecimento
- postural (longos períodos sentado ou de pé)
Quanto antes procurar um médico especialista, mais cedo inicia-se o tratamento. O cirurgião vascular pode realizar o diagnóstico no próprio consultório, requisitar alguns exames complementares, como o eco-doppler colorido, para determinar a gravidade e selecionar o melhor tipo de tratamento.
Quando o assunto é saúde, não existe tratamento mágico!
Cuidado com a oferta de cremes milagrosos. Cada paciente apresenta varizes diferentes e com suas particularidades, por isso os tratamentos são definidos no consultório médico.
A Dra. Fernanda Marchezini realizada todo diagnóstico e planejamento de tratamento no dia da primeira avaliação.