Primeiro vamos entender que a veia safena, não é a mesma coisa que a ponte de safena do coração, tá? É muito comum essa confusão. A veia safena é uma veia da perna que começa no pé e sobe até a entrada e tem um papel de secundário levar o sangue até a veia femoral, que é a veia principal da perna.
Se a veia safena não é o principal da perna, daí você já começa a entender que ela não é tãããão importante assim.
A safena é considerada uma veia superficial e fica naquela gordurinha que a gente tem pelo baixo da pele. Mais ou menos 10% do sangue que chega no pé, retorna para o coração pelas veias superficiais.
Ela não é essencial para realizar o trabalho de circulação do sangue, por isso, em alguns casos, quando ela está doente e não trabalha mais adequadamente está indicada o seu tratamento.
AVALIAÇÃO MÉDICA
Mas como eu consigo saber isso? O primeiro passo é um exame detalhado, que realizo já na primeira consulta. Com o ultrassom doppler, eu consigo visualizar se o sangue está fluindo na direção correta, se a veia está funcionando de forma adequada, se está de tamanho normal, e se existe varizes.
Então, apenas a partir dessas informações e da avaliação individualizada, é possível disseminar de tem ou não indicação cirúrgica. Atualmente, na grande maioria dos casos, realizo a termoablação com laser da veia safena.
Vale lembrar que uma veia safena doente não pode ser utilizada como ponte no coração. Outros substitutos poderão ser utilizados.