Provavelmente você tem ouvido muito falar sobre lipedema nas últimas semanas, mas por que essa doença vascular está ganhando tanto destaque na mídia?
Primeiro, é importante falar que esse é um bom sinal, com mais pessoas tendo acesso à informação, mais chances dessa doença – que era tão negligenciada – ser descoberta mais cedo e com melhores opções de tratamento.
O lipedema é uma doença caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura em algumas partes do corpo, principalmente nas pernas e, em alguns casos, nos braços.
Apesar de ser prevalente em 10% da população feminina, apenas em 2022, o lipedema foi classificado como doença – passando a fazer parte da Classificação Internacional de Doenças (CID).
SINTOMAS DO LIPEDEMA
Comumente confundida com obesidade ou retenção de líquido, o lipedema tem características próprias da doença. Atenção a 6 sinais de que você pode ser um portador de lipedema:
- acúmulo de gordura nas pernas
- dores nas pernas
- tem hematomas frequentes
- inchaço frequente
- celulite desproporcional aos hábitos de vida
- assimetria corporal – a chamada “falsa magra”
- dificuldade em perder peso, principalmente na parte inferior do corpo
- desconforto quando realiza drenagem linfática
TRATAMENTO DO LIPEDEMA
Apesar de ser uma doença crônica, o lipedema pode ser tratado para amenizar os seus sintomas e o sofrimento da paciente, melhorando muito a qualidade de vida.
O tratamento é multidisciplinar e envolve adoção de uma alimentação balanceada e anti-inflamatória, prática regular de exercício físico, intervenções medicamentosas, uso de meia de compressão e, em alguns casos, cirurgia com lipoaspiração para retirada da gordura.
Se você sente algum dos sintomas, procure um médico angiologista/vascular.
Clique e agende a sua consulta – Hospital da Bahia
Clique e agende a sua consulta – Hangar – Av. Paralela