Antes de falar das principais causas, já que não tem apenas um fator causador das varizes, é importante entender que as varizes são veias tortuosas e dilatadas que se tornam visíveis na pele e aparecem, principalmente, nas pernas.
Elas ocorrem quando as veias não funcionam adequadamente, levando ao acúmulo de sangue e dilatação das veias. Sendo assim, são mais do que uma preocupação estética; elas podem ser um indicativo de problemas circulatórios subjacentes e afetar significativamente a qualidade de vida.
Causas das Varizes
- Hereditariedade: A predisposição genética é um dos principais fatores de risco.
- Idade: O envelhecimento causa desgaste nas válvulas das veias que ajudam a regular o fluxo sanguíneo.
- Sexo: Mulheres têm maior propensão a desenvolver varizes, em parte devido a alterações hormonais que relaxam as paredes das veias.
- Gravidez: O aumento do volume sanguíneo e dificuldade no retorno venoso devido ao útero gravídico pode causar varizes.
- Estilo de Vida: Ficar em pé ou sentado por períodos prolongados pode contribuir para o problema.
- Obesidade: O excesso de peso aumenta a pressão nas veias.
Principais Sintomas
- Veias visivelmente dilatadas e tortuosas, muitas vezes azuladas ou roxas.
- Dor, inchaço e sensação de peso nas pernas.
- Queimação, latejamento, cãibras musculares e inchaço nas pernas.
- Coceira ao redor de uma ou mais veias.
- Piora da dor após ficar sentado ou em pé por um longo tempo.
Tratamentos
As varizes se apresentam de forma muito heterogênea, cada paciente apresenta vasos diferentes e com suas particularidades. Por isso os tratamentos são definidos caso a caso.
- Mudanças no Estilo de Vida: Elevar as pernas, exercitar-se regularmente e evitar ficar em pé ou sentado por períodos prolongados podem ajudar a aliviar os sintomas.
- Meias de Compressão: Usar meias de compressão pode ajudar a melhorar o fluxo sanguíneo.
- Medicamentos: Os remédios para varizes são chamados venôtonicos e atuam na parede da veia, agindo como anti-inflamatório e aliviando os sintomas de dor e cansaço.
- Procedimentos: Técnicas como escleroterapia, laser transdérmico, aplicação de espuma, crioescleroterapia são algumas das alternativas.
- Cirurgia: Em casos avançados, pode ser necessária cirurgia para remover as veias afetadas.
MÉDICO ESPECIALISTA EM VARIZES
A angiologista/cirurgiã vascular é a médica especialista no tratamento das varizes. Já na primeira consulta, realizo todo diagnóstico, exames como a Realidade Aumentada e o Doppler, e assim definimos o planejamento ideal do seu tratamento.
Conte comigo para tratar suas varizes.
Agende já a sua consulta: