Outono e inverno são os melhores períodos para tratar as varizes

Outono e inverno são os melhores períodos para tratar as varizes. Quando as altas temperaturas do verão vão embora, as idas à praia e à piscina já não são tão frequentes, há menos exposição solar e, com isso, mais pessoas aproveitam para realizar o tratamento das varizes.

Varizes são veias dilatadas, tortuosas, doentes, que perderam a sua função e precisam ser tratadas (em qualquer época do ano). Mas, como os tratamentos podem deixar pequenas marcas na pele e o paciente deve evitar exposição ao sol por um certo período, muitas pessoas preferem fazer o tratamento no outono/inverno.

Quem vai precisar fazer uma cirurgia de varizes ou sessões maiores de laser para retirá-las, também costuma preferir o tempo frio porque é indispensável o uso de meia elástica e elas são mais confortáveis no clima mais ameno.
E, para ampliar as vantagens, o frio pode ser um aliado na diminuição dos sintomas das varizes, já que, no calor, há maior predisposição para inchaço e vasodilatação.

Vantagens da estação

Entre as principais vantagens desse período do ano:

  • Exposição reduzida ao sol: Isso é benéfico para os tratamentos de varizes, pois a exposição ao sol pode interferir no processo de cicatrização e a exposição solar pode causar manchas na pele após certos procedimentos.
  • Maior conforto: No inverno, as temperaturas são mais amenas, o que torna o período pós-tratamento mais confortável e mais fácil de usar meia elástica quando é necessário.
  • Ao optar por tratar as varizes durante o inverno, você estará se antecipando e preparando suas pernas para o próximo verão.

Tratamento para varizes

Atualmente existem diversos tipos de tratamentos eficazes para as varizes, como o laser transdérmico, escleroterapia, endolaser, aplicação de espuma, entre outros. O tratamento será indicado pelo médico angiologista, dependendo de cada caso, de forma individual e levando em consideração alguns fatores como tamanho das varizes, localização, quantidade e sintomas.

Independentemente da técnica, uma coisa é importante: como os vasinhos podem ter uma predisposição genética, outros podem surgir ao longo dos meses. Por isso, é recomendada uma manutenção a cada um ou dois anos.

Blog