Covid e Trombose: quais os riscos?

Dra. Fernanda Marchezini angiologia e cirurgia vascular

Dra. Fernanda Marchezini angiologia e cirurgia vascular

A trombose, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é um dos problemas cardiovasculares que mais mata no mundo. Trata-se da formação de coágulos no interior das veias e artérias, que causam a obstrução total ou parcial dos vasos.

Existem dois tipos, a trombose venosa, que atinge as veias, e a trombose arterial, quando o bloqueio acontece em uma das artérias. A formação da trombose venosa está associada a três fatores preponderantes: hipercoagulação do sangue, lesões na parede das veias e imobilização dos pacientes.

EMBOLIA PULMONAR

Quando não é tratada, a trombose pode evoluir para um quadro grave chamado embolia pulmonar. O coágulo pode se desprender e seguir o fluxo da corrente sanguínea, até se alojar nos pulmões.

As lesões nos pulmões somadas à dificuldade de respirar provocam a diminuição da quantidade de oxigênio no sangue, que pode afetar o funcionamento dos órgãos em todo o corpo e levar à morte.

RELAÇÃO COVID E TROMBOSE

Já é sabido que os problemas vasculares estão entre os fatores de risco da Covid-19.

Um dos fatores relacionados ao agravamento da Covid-19 é a reação exacerbada do processo de inflamação do organismo. A alta produção de substâncias inflamatórias e de uma enzima envolvida no processo de coagulação, chamada trombina, pode explicar a associação entre as duas condições clínicas.

TRATAMENTO

A trombose tem tratamento. O uso de medicamentos anticoagulantes evitam o aumento e progressão do trombo, sob acompanhamento do médico Angiologista/Vascular.

Pode ser recomendado também o uso de meias de compressão específicas para evitar o inchaço.

FATORES DE RISCO

Segundo uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular com médicos associados, 39% dos entrevistados tiveram pelo menos um paciente infectado pela Covid que apresentou um quadro de trombose venosa ou embolia.

O aparecimento do problema vem variando de acordo com cada indivíduo. Algumas pessoas foram acometidas durante a infecção e outras até 45 dias depois do diagnóstico inicial.

Por isso se a pessoa teve Covid, é importante que agende uma consulta com o médico Angiologista/Vascular para avaliação do quadro de risco de trombose.

 

PARA AGENDAR A SUA CONSULTA COM A DRA. FERNANDA, CLIQUE ABAIXO:

Hospital da Bahia: clique aqui

Hangar Business (Av. Paralela): clique aqui

Blog