Já olhou para as pernas da sua mãe, pai ou avós e percebeu que eles têm varizes? A predisposição genética é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de varizes. Se um dos seus pais ou ambos têm varizes, você tem uma maior probabilidade de também desenvolvê-las.
Então, hora de redobrar a sua atenção. Ainda que não seja a única razão para o surgimento das varizes, grande parte desse aparecimento está relacionada com a herança genética, é o que chamamos de varizes primárias, são as mais comuns.
SINAIS E SINTOMAS
Pessoas que têm essa pré-disposição genética para as varizes, podem começar a apresentar dilatações nas veias em idade bem jovem, se intensificando após os 40 anos. Como a doença é progressiva e gera sintomas leves, a pessoa pode demorar anos para descobri-la e tratá-la corretamente.
Preste atenção a alguns sinais:
- presença de veias azuladas e muito visíveis nas pernas;
- agrupamento de finos vasos avermelhados;
- queimação nas pernas e planta dos pés;
- inchaço, cansaço ou sensação de fadiga nas pernas ao final do dia.
PREVENÇÃO DAS VARIZES
Embora você não possa evitar completamente o desenvolvimento de varizes, seguir um estilo de vida saudável e tomar medidas para reduzir os fatores de risco pode ajudar a minimizar seu atraso e agravamento.
Siga essas 4 dicas:
- praticar exercício físico de resistência como musculação, crossfit, pilates, etc.
- adotar um estilo de vida mais saudável, prezando pela boa alimentação.
- manter o peso adequado.
- buscar um angiologista para realizar o seu check-up vascular. Não existe idade! Quanto mais cedo se identifica o problema, mais simples, curto e eficiente será o tratamento.
Agende já a sua consulta: