Os vasos que aparecem na face são chamados tecnicamente de telangiectasias. Elas podem formar padrões lineares, em forma de árvore ou em teias de aranha e, embora sejam geralmente inofensivas, muitas pessoas buscam tratamento por razões estéticas ou por desconforto associado.
É muito comum o aparecimento dos vasinhos no rosto, principalmente nas áreas do nariz, testa e na região das olheiras, e isso pode causar um incômodo importante.
CAUSAS DO VASOS NO ROSTO
As telangiectasias podem ser causadas por uma variedade de fatores, incluindo:
- Genética: Histórico familiar de telangiectasias ou doenças venosas.
- Alterações hormonais: Gravidez, anticoncepcionais e menopausa podem aumentar o risco.
- Exposição ao sol: Pode danificar a pele e os vasos sanguíneos subjacentes.
- Medicamentos: o uso excessivo de ácidos e corticoides no rosto também podem piorar o problema.
COMO TRATAR OS VASINHOS NO ROSTO?
O tratamento mais aceito na atualidade é o laser transdérmico pela sua segurança e praticidade. Como esse vasos funcionam em regime pressórico mais baixo, em geral, tem um resultado melhor e mais duradouro do que os vasos das pernas. São realizados disparos de laser que agem no sangue dentro do vaso, queimando o vaso por dentro, levando ao seu fechamento e melhoria da aparência da pele.
O tratamento com laser traz bons resultados e é seguro, sendo realizados no próprio consultório. É importante que seja realizado por um profissional habilitado, neste caso, o médico angiologista/cirurgião vascular, e com aparelho de laser adequado e específico para vasos.
Vale acrescentar que, cuidados pessoais como o uso de protetor solar e hábitos saudáveis, podem ajudar a prevenir o aparecimento de novas telangiectasias.
Para agendar sua consulta comigo, clique aqui.